Carregando...

Uma empresa centenária

A Orion nasceu na cidade de São Paulo, num pequeno galpão da Rua Paula Souza, no bairro da Luz, onde fabricava pentes de chifre. Seu fundador, um alemão de nome Wild, vendia seus produtos de porta em porta. Depois, a empresa passou a fabricar barbatanas e botões.

Em 1903 a Orion foi vendida a Paulo Boehme que, em 1905, a transferiu para a Rua Joaquim Carlos, no bairro do Brás. Wild contratou outro imigrante alemão, Jorge Griesbach, como seu “guarda livros“, função hoje conhecida como contador.

Em 1910, Jorge Griesbach adquiriu a empresa e trouxe para trabalhar consigo seus cunhados Francisco e Otto Frauendorf, que, em 1916, assumiram o controle acionário da empresa.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Orion acolheu muitos imigrantes alemães de origem judaica, que fugiram da Europa por causa de perseguições. Teve participação relevante ao suprir o mercado com produtos escassos durante as duas Grandes Guerras. Além disso, sobreviveu e colaborou para amenizar a situação durante a Crise de 1929 e a Revolução de 1932.

Com seu crescimento, foi decisivo no fornecimento de peças de borracha necessárias à implantação dos principais segmentos industriais do Brasil: Automotivo, Siderúrgico, Petroquímico, Nuclear e Aeronáutico.

No início do Século XX, pela inexistência de indústrias de máquinas e ferramentas, a Orion fabricava suas próprias máquinas e o ferramental necessário à produção de suas peças. O que a manteve por muitos anos como o melhor parque ferramenteiro existente no país, fundamental para acelerar a implantação da indústria automobilística brasileira.

A Orion se orgulha de ter formado grandes colaboradores, dentre os quais, muitos iniciaram suas próprias empresas e continuam a espalhar esta semente. Presente desde o começo da industrialização do Brasil até os dias de hoje, atuamos com os mesmos princípios que motivaram nossos fundadores e inspiram as novas e futuras gerações.

Maior indústria brasileira na industrialização de borracha

São mais de 300 funcionários e uma capacidade de produção de mais de 2.000 toneladas mensais de compostos.

Missão

Transformar borracha em solução.

Visão

Perpetuar-se como referência no conhecimento do processamento de borracha. 

Valores

  • * Respeito ao ser humano e à natureza
  • * Respeito à justiça e à legislação que rege a Nação
  • * Respeito aos mercados dos quais participamos
  • * Reconhecimento à competência, ao conhecimento e à criatividade
  • * Respeito aos acionistas que acreditam no valor do trabalho de cada colaborador
  • * Transparência nos propósitos, nas ações e nos resultados
  • * Comprometimento com valores, causas e pessoas
banner principal

122 anos transformando Borracha em Solução.

Fundada em 1898, a Orion é uma das dez empresas mais antigas do Brasil, na industrialização da borracha.

1898

Fundada em 26 de novembro de 1898, a empresa ocupava uma pequena instalação na Rua Paula Souza, no bairro da Luz, em São Paulo.

1903

De início, a Orion tinha como principal atividade a produção de pentes e barbatanas de chifre de boi.

1905

A Orion é transferida para a Rua Joaquim Carlos, 71, no bairro do Brás, em São Paulo, onde permaneceu até 1980.

1907

A Orion amplia suas instalações, devido ao seu grande crescimento.

1910

Jorge Griesbach se associa a empresa e convida seus cunhados Francisco e Otto Frauendorf para trabalharem na companhia e foram admitidos com sócios solidários.

1920

É inaugurada a fábrica de Ebonite (borracha endurecida), a primeira do setor na América Latina.

1929

A Orion deixa de fabricar artefatos de chifre e incrementa a produção de artefatos de borracha. Enquanto que a Ebonite, passa a atuar decisivamente no desenvolvimento de tecnologia mais avançada para a formulação e vulcanização de borracha.

1950

Com a implementação da indústria automobilística no país na década de 50, a Orion começa a diversificar a sua linha de produtos, visando atender este mercado ampliando sua atuação neste setor.

1979

Inicia a construção da nova sede da Orion, em São José dos Campos, São Paulo.

1982

A empresa é transferida para um grande parque industrial na região do Vale do Paraíba, estrategicamente localizada às margens da Rodovia Presidente Dutra, 135,1 km, em São José dos Campos, São Paulo.

2000

A Orion aumenta a sua capacidade de produção, ampliando seu maquinário e equipe em todos os setores.

2020

Hoje, com 122 anos, a Orion continua fazendo história. Sendo a maior indústria de borracha no Brasil e a única homologada para comercialização de isolantes de borracha na Europa.