07
abr

5 EPI’s que não podem faltar para um eletricista

A eletricidade é uma área de atuação que apresenta alguns riscos adicionais ao profissional que atua nela e isso causa uma preocupação constante nos gestores e profissionais pela segurança no trabalho nas empresas, tornando necessário observar todas as exigências especificas e EPI’s.

Trabalhar com a segurança para os eletricistas é tão complexo que existe uma regulamentação específica para ele, que é a NR-10, que aborda requisitos e medidas de segurança para o setor. Além disso, ela também indica quais equipamentos de proteção individual dever ser usados pelos profissionais.

Para compreender melhor quais são os EPI’s obrigatórios para eletricista, veja a lista abaixo que separamos para você:

1. Botina

Os calçados de segurança exigem atenção na hora da escolha, isso porque a botina para eletricista precisa ser um equipamento dielétrico, ou seja, não pode conter nenhum componente metálico nela.

2. Luva Isolante

É fundamental proteger as mãos, já que elas estão diretamente em contato com fios e outros componentes que podem ocasionar choques elétricos. Por isso é extremamente importante adquirir luvas que garantam essa qualidade, como por exemplo, as luvas isolantes Orion que são fabricadas de acordo com as normas NBR 10622/NBR 16295/ASTM D120 e oferecem proteção contra choques elétricos, lesões sérias ou até fatais. Produzidas com composto de baixa propagação de chamas, disponíveis nas cores preta e bicolor (lado externo preto e lado interno amarelo). Confira nossas luvas isolantes clicando aqui ou se preferir, fale diretamente com a nossa equipe.

3. Manga Isolante

Existem serviços que os braços também ficam expostos aos riscos de choques elétricos, por isso as mangas isolantes se tornam também fundamental para o profissional da área. As mangas isolantes de borracha Orion são produzidas especialmente como isolante elétrico para os trabalhadores do setor elétrico, visando à proteção dos braços e antebraços. As mangas são fabricadas com composto elastomérico de alta qualidade e atendem à Norma ASTM D1051/ NBR 10623. Possuem alças e botões e são comercializadas nos tamanhos médio e grande. Disponíveis nas cores preta e laranja. Confira nossas mangas isolantes clicando aqui ou se preferir, fale diretamente com a nossa equipe.

3. Protetor Facial

Para riscos como arco elétrico ou fogo repentino, o protetor facial se torna indispensável para a segurança do profissional. Normalmente ele é acoplado a um capacete dielétrico, e envolve toda a face, inclusive o queixo.

4. Cinturão

Provavelmente se você for um profissional da área, em algum momento vai se deparar com a altura e eletricidade junto. Para isso, um cinturão específico para eletricista é essencial, por que além de proteger das quedas, ele também protege contra choques elétricos.

5. Capacete Classe B

Diferente do capacete classe A, que protege a cabeça do profissional contra impactos, o eletricista deve utilizar o capacete classe B, que é dielétrico e, portanto, visa minimizar os riscos de choque elétrico e impacto.

Os EPI’s para eletricistas são diferentes dos que normalmente são usados por outros profissionais, por suas características não condutivas. Caso você esteja buscando por equipamentos para profissionais de eletricidade, veja todas as opções que temos em nosso site ou fale diretamente com a nossa equipe.

compartilhar esta postagem

Sobre o autor

Deixe um comentário

SOBRE NÓS

NOSSOS PRODUTOS

FALE CONOSCO

REDES SOCIAIS

Copyright © 2022 Orion. Todos os direitos reservados.